sexta-feira, 29 de julho de 2011

A Estrutura Geológica Do Brasil

A Estrutura Geológica Do Brasil
O nosso país possui uma estrutura geológica bastante antiga. No mundo existem três compartimentos geológicos: os Escudos ou Maciços Antigos, as Bacias Sedimentares e por fim os Dobramentos Modernos.
Para que esses termos sejam mais familiares vamos apresentar as suas respectivas definições. A palavra escudo corresponde ao surgimento das primeiras rochas da formação da crosta terrestre. As bacias são grandes depressões que foram preenchidas por restos de sedimentos provenientes dos mares, rios, do transporte de partículas pela ação dos ventos e o derretimento da neve. O acúmulo desses detritos depositados a milhares de anos formam os fósseis que dão origem ao carvão mineral e petróleo.
Já os Dobramentos Modernos recebem essa denominação por terem ocorrido em eras geológicas mais recentes, ou seja, no fim da Mesozóica e início da Cenozóica são resultantes das forças do interior da Terra – tectonismo - que iremos abordar mais adiante. Essas estruturas são representadas por relevos de altitudes bastante elevadas, a exemplo da Cordilheira dos Andes (América do Sul), a Cadeia do Atlas (África do Sul) Cordilheira do Himalaia (Ásia), Montanhas Rochosas (EUA).
A estrutura geológica do Brasil é constituída por bacias sedimentares que representam 64% das terras emersas e escudos cristalinos completando os restantes 36%, nós não possuímos os Dobramentos Modernos. De acordo com a altimetria do relevo as nossas estruturas são bastante modestas, pois varia em torno de 800 metros de altitude, sendo justificado pelo fato dos escudos cristalinos terem se formados na era Pré-Cambriana, logo bastante antiga e desgastada.
Conhecer essas estruturas geológicas é de grande importância econômica, pois nos terrenos proterozóicos (maciços antigos), por exemplo, localiza-se grande concentração de recursos minerais, como o de ferro, bauxita, cassiterita, chumbo, ouro, pedras preciosas e semipreciosas. As bacias sedimentares também contribuem economicamente, pois delas retiramos carvão mineral e petróleo. No Brasil existem várias bacias hidrográficas, porém quatro merecem destaque: a do Paraná, Maranhão-Piauí, Amazônica e Sanfranciscana.


http://www.ead.ftc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário