RELEVO
O relevo é o conjunto de desnivelamentos da superfície da Terra. Estes desnivelamentos geram micro, meso e macrorelevos e se apresentam emersos e submersos. A superfície terrestre é modelada por uma série de processos físicos, químicos, biológicos e antrópicos, que afeiçoam o relevo de forma determinada.
As formas de relevo (montanhas, vales, planícies, etc.) são resultantes de fatores estruturais e climáticos atuais e pretéritos sobre as litologias e originam-se a partir de dois tipos de forças, que atuam, simultaneamente, que são as forças endógenas e as exógenas.
Forças endógenas ― são as responsáveis pela estruturação das formas de relevo. Elas resultam da dinâmica interna da Terra, que envolvem a estrutura da Terra, a dinâmica da litosfera e os fenômenos magmáticos, metamórficos, tectônicos, orogenéticos e epirogenéticos.
Forças exógenas ― são as que modelam o relevo e resultam da dinâmica da atmosfera e da atividade biológica na superfície da Terra. Os processos exógenos são intemperismo, erosão, transporte e deposição que atuam através da ação dos seus agentes que são as chuvas, os rios, o gelo, a gravidade e o vento.
A superfície da Terra está em constante mudança devido à ação destas forças endógenas e exógenas. Pode ser dividida em grandes unidades geomorfológicas, dentre os quais destacam-se duas principais : os continentes e os oceanos. Dentro de cada uma dessas unidades encontramos ainda, grandes feições geomorfológicas particulares.
Nos continentes:
• crátons, que podem ser subdivididos em:
o escudos;
o plataformas;
• cadeias de montanhas ou cinturões orogênicos.
Nos oceanos:
• dorsais meso–oceânicas;
• bacias oceânicas ou assoalho abissal;
• montes submarinos (sea mounts) e ilhas vulcânicas;
• fossas oceânicas;
• arcos de ilhas.
Essas grandes feições geomorfológicas refletem a dinâmica interna da Terra, caracterizada pela ocorrência de células de convecção, que causam o movimento de placas litosféricas. Por este motivo, estas feições são genericamente designadas feições morfotectônicas. Entretanto, as formas da superfície do planeta, não refletem exclusivamente a dinâmica interna, mas são também resultantes da dinâmica externa.
http://www.ead.ftc.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário